Há mais de duas décadas, Javier deixou sua cidade natal, Almadén, pra estabelecer uma nova existência na capital de Espanha. Em 1974, quando desembarcou em Madrid para trabalhar na área de madeira, as coisas andam muito agitadas para uma população disposta a defrontar uma modificação político importante.
Pouco tinham em comum as vidas de ambos, nos anos 70. E menos ainda no dia de hoje. Aos 40 anos, Javier ficou trabalhador e chefe do teu respectivo negócio. Casado, com 2 filhos, vive manso com a convicção de que o empenho diário pra manter à tona tua empresa.
Afonso, prestes a completar 57, é uma das vítimas. Leva dois anos no desemprego e encara com ceticismo o teu futuro e o dos vários desempregados que, como ele, saltaram a fasquia dos 40 anos. Currículo brilhante. Afonso Moreno Garcia, doutor em Estrutura Econômica e Direito Internacional Público e Privado, partilhou durante alguns anos a sua actividade profissional e política (foi um dos impulsionadores da UCD). Talvez você nunca pensou que em um estágio de sua vida lhe tocou viver o flagelo do desemprego em suas próprias carnes.
Em outubro de 1996, Afonso ficou sem serviço. Afonso acredita que os desempregados de longa duração são o setor, com mais problemas pra achar um emprego. Também o são para Javier Romero e pros 2 parceiros, que, próximo a ele, fundaram Daja, há onze anos. Sua empresa, dedicada à fabricação de embalagens de madeira, dá trabalho para dez pessoas. Para Javier, pequenas organizações como a tua, são o corpo humano e a alma da economia espanhola, e as únicas capazes de instigar o emprego”. Por esta causa, congratula-se com a expectativa da proposta do Plano de Emprego de descomplicar o caminho pra pequenas e médias corporações.
Redução de jornada. Para o empreendedor, de medidas como a flexibilização das horas extraordinárias conseguem ser eficazes, entretanto mostra-se mais cauteloso ao falar de uma possível redução da jornada de trabalho, que podes ajudar o acrescento do desemprego”. Afonso Moreno acho que uma certa demagogia nas expressões que falam de diminuição de jornadas ou fabricação massiva de empregos. E teme que o dinheiro que você vai investir no Plano de exsudado por novas rotas.
E estas instituições são, em sua posição, as organizações. Desempregado e empresário concordam que são os empresários que têm a chave do emprego. Mas, acima de tudo, Afonso, que por sua longa trajetória profissional, conhece bem a realidade económica que o rodeia. Talvez portanto lhe assusta, mais do que pra outros, o futuro.
- Capítulo 3×162 (641) – “Desencontros”
- 3 Primeiro jogo e primeiros passos
- nove Obra escrita
- Pensar em ideias de nomes de web sites potenciais
- Capítulo 3×128 (607) – “Alerta Zero”
- Manutenção. Dependendo de se você sabe mais eletricidade, ou vigiando a fazenda, etc
- Informação económica. Quais são os custos da franquia
- Motivações para contratar seus serviços de consultoria
nessa linha, o equipamento ganha nova seriedade: botar a atenção nos fatos, em escala pequena, como uma maneira de iluminar a cena maior. Voltando à obra de pensadores que também enfrentaram tempos de transformação, como Georg Simmel, Walter Benjamin e Siegfried Kracauer, é necessário revitalizar a observação de que há ante a superfície. Esta transformação implica concentrar-se em recontar experiências de serviço e ceder conta das diferentes modalidades que se associam com o fenômeno da informalidade, colocar a atenção nos trabalhadores e na forma em que desenvolvem o seu serviço.
Interessado em entrar na situação de trabalho de cada trabalhador e alcançar narrar o tecido de associações que existem e dão forma a ela. É em atenção a eles, onde veremos como a existência do conceito de informalidade passa a ser porção de sua experiência cotidiana. A primeira vez que vi a Aída estava pesando legumes no ambiente de tua mãe, em uma das feiras livres do município de Pudahuel. Tinha o cabelo pintado de loiro, os olhos muito pintados, e usava uma camisola lilás potente, apertado ao teu organismo.
parecia menor do que o que é: tem 28 anos. Conversamos um tanto no meio das vendas que ela fazia e lhe contei da busca. Ela me citou prontamente que o posto era de sua mãe, que ela só ajudava desde que tinha voltado a viver afins é com sua mãe. De todas as formas, a partir nesse dia nos vimos quase todas as semanas por espaço de quatro meses, aproximadamente. Durante esse período, os planos de Aída mudaram uma e de novo, deixando claro a sua instabilidade laboral e familiar.