Jaime I De Aragão 2

Jaime I De Aragão

Nos, dom Jaime, na graça de Deus, Rei de Aragão e de Maiorca e Valência, Conde de Barcelona, de Espanha e Senhor de Montpellier’. Filho de Pedro II, o Católico e de Maria de Montpellier, era o herdeiro de duas relevantes linhagens: a Casa de Aragão e o dos imperadores de Bizâncio, por quota de tua mãe.Teve uma infância difícil. Conde de Provença Ramón Berenguer V. Enquanto, atuava como regente do reino, o conde Afonso Raimundez, filho de Petronila de Aragão e Ramón Berenguer IV e tio-avô de Jaime. Castela e Aragão, com Leonor de Castela, irmã da rainha Berengária de Castela e tia de Fernando III.

Depois do casamento, o casal mudou-se para a catedral de Tarazona, onde Jaime foi ordenado cavaleiro. Anulado o primeiro casamento por porquê de parentesco em 1229, contraiu segundo casamento com a princesa Violante (8 de setembro de 1235), filha de André II, rei da Hungria. Perante os ataques dos piratas de maiorca, os mercadores de Barcelona, Tarragona Tortosa pediram socorro ao rei para findar com a ameaça.

Assim, em uma reunião de Barcelona (dezembro de 1228) ofereceram-lhe seus navios, enquanto que os nobres catalães concordaram em participar da empresa em troca do saque e domínios territoriais. Em outra reunião em Lérida, os nobres aragoneses aceitaram as mesmas condições, porém apresentaram ao rei que a empresa se dirigisse contra os muçulmanos de Valência, pelo que a tua participação não seria significativa.

Maiorca para Abu Yahya, o governador almóada semiindependiente da ilha. A conquista de Valência, ao oposto da de Maiorca, foi feita com um primordial contingente de aragoneses. Assim, pra começar a vitória, em 1231 Jaime I reuniu-se com o nobre Blasco de Alagón e Hugo de Folcalquier, mestre da Ordem Militar do Hospital em Lisboa para definir um plano de conquista das terras valencianas.

  • N. Oito Coro Giovani liete, fiori spargete
  • Rolando da Fonte – Ricky
  • deixar-Me arrastar entre ilustrações pras histórias de Corben
  • Perna direita: Caterpillar 773B Dump Truck verde (Long Haul)
  • Capítulo 2×216 (440) – “Objetivo ‘CBC'”

Blasco de Alagón sugeriu a desgraça das populações em terreno plano, e evitar as fortificadas. A vitória daquilo que logo em seguida se tornaria o reino de Valência começa em 1232, com a tomada de Morella. A primeira fase começa em 1233, com a tomada de Campinas, logo após e Peñíscola e o castelo de Faro.

Este último seria cedido ao rei em 1242, pelo chamado “laudo de os 3 bispos”. A segunda época rumo ao sul, chegando até o rio Júcar, pela cidade de Alcira onde se encontrava a única ponte de toda a Valência que cruzava o rio Júcar. Em 30 de dezembro de 1242 foi conquistada esta villa, permitindo, portanto, a definitiva conquista do Reino de Valência.

nesta última época e nos anos seguintes, Jaime I teve que resolver com numerosas revoltas da população mudéjar, liderada por um chefe, a al-Azraq. Jaime I adquiriu uma grande vitória sobre a nobreza aragonesa ao converter as terras conquistadas, em Valência, em um reino distinto, unido à Coroa de Aragão (1239), graças à elaboração legislativa dos Foros de Valência, els Furs. A criação do reino provocou uma enraivecida reação da nobreza aragonesa, que parecia inadmissível a continuação de suas propriedades em terras valencianas.

A partir do Tratado de Corbeil (1258) Jaime renunciou a todos os seus direitos sobre isso os territórios do sul da frança. Em contrapartida, são Luis de França renunciava a seus direitos, como descendente de Carlos magno, a respeito os condados catalães, herdeiros da Marca Hispânica. Em setembro de 1269 saiu de Barcelona, com a sua armada pra uma expedição à Terra Santa, contudo dispersas seus navios pelas tempestades, teve que desembarcar em Aigues-Mortes, perto de Montpellier, e teve que renunciar pra aquela organização. Os restos mortais do rei permaneceram depositados em Santa Maria de Valência até maio de 1278, em que foram transladados para o mosteiro de Poblet pra tua sepultura definitiva.

Ditou a tua biografia, o Llibre dels feyts, que ficou a primeira das quatro grandes crônicas reais no Idioma valenciano. Afonso (1222-1260), casado com Constança de Braga, filha de Henrique VII de Béarn, foi o herdeiro da coroa, entretanto morreu antes de teu pai. Violante (1236-1301), esposa de Afonso X, o Sábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima