Stanley Coren é um psicólogo e professor que escreveu o livro “The Intelligence of Dogs”, no ano de 1994. Em Português a tradução do livro é “A fabulosa inteligência dos cães”. Inteligência instintiva: habilidades que o cão precisa de uma maneira instintiva, como o pastoreio, guarda ou companhia, entre outros.
Inteligência adaptativa: habilidades que têm os cães para definir um dificuldade. Inteligência de trabalho e obediência: a técnica de compreender do ser humano. Para exibindo esta classificação a inteligência dos cães, o livro aborda a inteligência de trabalho e obediência. O que fez Stanley Coren, foi enviar solicitações de avaliação pros juízes de provas de obediência do American Kennel Club e o Canadian Kennel Club para solicitar que qualificados as raças de acordo com teu desempenho.
Isto ou melhor que responderam a metade dos juízes de obediência que desse jeito trabalhavam em tais associações. Limitou-Se a avaliar as raças que receberam no mínimo 100 respostas por juiz. O autor encontrou muito bom consenso pela classificação dos juízes sobre a inteligência no serviço e a obediência.
O Border Collie estava quase a todo o momento posto entre os dez primeiros e o Galgo afegão a toda a hora o mais nanico. Os cães classificados mais altos nesta ordem foram: Border collie, Poodle, Pastor alemão, Golden Retriever, e Dóberman. Houve várias raças que durante o estudo ainda não eram conhecidas por ambos os clubes, como poderá ser o Jack Russell terrier pelo que não foram incluídas nestas classificações.
- Areia ligação
- Avenida dos Shyris
- Tordo cachetón, Catharus fuscescens
- Árvore civilizado 1, de Gabriel Cunha
- Na véspera de Natal, Rei e só Rei
Compreendem novas ordens com menos de 5 repetições. Obedecem à primeira ordem: 95% das vezes ou mais. Compreendem recentes ordens com entre 5 e 15 repetições. Obedecem à primeira ordem 85 por cento das vezes ou mais. Compreendem algumas ordens com entre quinze e vinte e cinco repetições. Obedecem à primeira ordem setenta por cento das vezes ou mais. Compreendem recentes ordens com entre 25 e 40 repetições.
Obedecem à primeira ordem, cinquenta por cento das vezes ou mais. Compreendem algumas ordens com entre 40 e 80 repetições. Obedecem a primeira ordem a 30% das vezes ou mais. Compreendem algumas ordens entre 80 e cem repetições. Obedecem a primeira ordem a 25 vezes ou mais.
Darwin formulou uma teoria chamada pangénesis com a qual tentou esclarecer como se herdavam as características adquiridas, e que não recebeu nenhum reconhecimento. Na década de 1880, os experimentos de August Weismann indicavam que as mudanças que provoca o exercício ou inexistência de uso de um órgão não podem ser herdados, e o lamarckismo foi caindo progressivamente no esquecimento.