Carl Von Clausewitz 2

Carl Von Clausewitz

Breslau, dezesseis de novembro de 1831) foi um militar alemão, um dos mais influentes historiadores e teóricos da ciência militar moderna. Clausewitz nasceu na cidade de Burg (Magdeburgo), Reino da Prússia, no seio de uma família de classe média, não muito bem posicionada financeiramente. O avô paterno, Gottlob Benedict Clausewitz, que por sua vez era filho de um pastor luterano, havia sido professor de Teologia. Se alistado para o serviço no Exército Alemão no começo do verão de 1792, aos 12 anos, como cabo de 34 regimento de infantaria, imediatamente sob o nome de “von Clausewitz”.

Sua família falsificou sua data de nascimento um de junho, com o fim de parecer que neste momento tinha 13 anos. Participou no teu primeiro confronto durante as campanhas do Reno (1793-1794). Logo após, serviu no decorrer do cerco de Mainz e da invasão prussiana de França ao longo da Revolução francesa. Ao tirar-se da Prússia, da luta, em 1795, passou os 5 anos seguintes em serviços de forro em Neuruppin. Sua auto-geração teve tal sucesso que conseguiu ser aceito na recém-fundada Kriegsakademie de Berlim, em 1801, aos vinte e um anos de idade.

A eclosão das Guerras Napoleônicas, tal como von Clausewitz Boy serviram o exército prussiano ao longo da Quarta Coalizão. Quando Napoleão Bonaparte invadiu a Prússia em outubro de 1806, ele enfrentou um vasto exército prussiano-saxão liderado por Carlos Guilherme, Fernando, Duque de Brunswick. Clausewitz, que ocupava o cargo de assistente, participou pela briga de Jena (quatrorze de outubro de 1806), que, ao parelho que a travada paralelamente em Auerstädt, acabou com uma vitória esmagadora francesa e a desintegração completa do exército prussiano.

Carlos Guilherme ficou gravemente ferido (morreu imensos dias depois), a Prússia tornou-se um Estado satélite da França e Clausewitz passou a ser um dos 25.000 prisioneiros capturados naquele fatídico dia. A tremenda derrota produzida atuou, tal em Clausewitz, como na maioria das melhores mentes militares livres, em maneira de revulsivo.

  • Quem cria o conteúdo
  • 20 Onana soa pro Nápoles
  • Acesso ao discernimento e às redes locais
  • E o registo do domínio é livre
  • 24 trabalhadores da área de resíduos de Oxital iniciam uma greve por tempo indeterminado
  • A administração pública ou o sistema burocrático e suas planificações

A força militar da monarquia alemã tinha sido esmagada, sem remissão por um exército de base popular e origem revolucionário. Após voltar do seu cativeiro, a que se juntou claramente ao movimento reformador impulsionado por Bismarck e August Neidhardt von Força, com quem bem como travaria amizade muito em breve. Ensinou na Academia em que se formou e casou-se com o que seria o carinho de tua vida, a Condessa Marie von Brühl, passando a comparar-se com as elites literárias e intelectuais de Berlim. Em 1812, ao longo da preparação da invasão napoleônica da Rússia, opôs-se, como diversos outros, a posição oficial da prússia.

Quando em 1813 Rússia devolveu o controle da Legião Alemã pra Prússia, Clausewitz e o resto dos prussianos voltaram a entrar em serviço no exército de origem. Em 1815 Clausewitz foi nomeado Chefe do Estado-Maior do III Corpo de Exército alemão, sob o comando do General Johann von Thielmann. Em 1818, foi promovido a General e nomeado diretor da Academia Militar da Prússia, em Berlim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima