An Online Encyclopedia Of Roman Emperor 2

An Online Encyclopedia Of Roman Emperor

Nascido pela cidade de Itálica, pela Bética, a família de Trajano, era de origem itálica e, talvez, ibero. Trajano subiu à proeminência durante o reinado do imperador Domiciano. Servindo como legatus legionis na Hispânia Tarraconense. No ano de 89, apoiou a Domiciano contra uma revolta no Reno, conduzida por Lúcio Antonio Saturnino.

Em setembro do ano 96, Domiciano foi assassinado numa conspiração, sendo sucedido por Nerva, um senador, velho e sem filhos, que provou ser impopular no exército. Depois de um curto e tumultuado ano no poder, que culminou com uma revolta de membros da guarda pretoriana, Nerva se viu grato a amparar Trajano como teu herdeiro e subcessor.

  • 15-Fala da morte de Elcano. Como faleceu o marinheiro português
  • Cabeça: Mack concrete Mixer preto e cinza (Mixmaster)
  • Capítulo 3×090 (569) – “Amores Impossíveis”
  • 1785: Ocorre uma tremenda gelada

Faleceu em vinte e sete de janeiro de 98, e foi sucedido por seu filho adotivo, sem imprevistos. No instante de tua morte tua onomástica completa era Imperator Caesar Divi Nervae filius Nerva Traianus Optimus Augustus Germanicus Dacicus Parthicus. Após a tua apoteose oficial se chamou Divus Traianus, algumas vezes añadiéndosele um dos outros cognomina, sobretudo Augustus e Parthicus.

Marco Úlpio Trajano nasceu em 18 de setembro de 53 d. C. pela cidade de Itálica, pela atual ponta delgada, anexada à província romana da Bética, intensamente romanizada. Parece que sua família não era patrícia. O respectivo Trajano não era mais do que um dos vários e bem famosos Ulpios (Ulpii) em uma série que continuou muito depois de sua própria morte. Sua irmã mais velha foi Ulpia Marciana e sua sobrinha era Matidia Mais.

Sua mãe era Márcia e teu pai, Marco Úlpio Trajano, um proeminente senador e general, que havia sido um dos seguidores mais essenciais de Vespasiano depois da morte de Nero. Como teu pai, Trajano era fiel à moradia dos Flávios. Homem jovem e trabalhador, subiu por méritos na escala do exército romano, servindo em muitas das partes mais polêmicas da divisa imperial, em vários lugares do Império, desde a tua nativa Hispânia até a Síria, o Danúbio e do Reno.

Em 76-77, o pai de Trajano foi governador da Síria (Legatus para o praetore Syriae). Lá, com 24 anos, Trajano teve o comando de uma legião. Seguiu as imensas etapas do cursus honorum senatorial ordinário; foi questor, pretor e legado. Isso lhe deu a oportunidade de adquirir um discernimento sobre as fronteiras e a vida do soldado, primeiro, e os oficiais, depois. Destacou-se no exército romano, na época de Domiciano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima